Por vezes, as pessoas imaginam o espaço destinado à população Sénior como um espaço, de certa forma, triste e melancólico. Sabemos que esses locais também existem, mas essa experiência pode, por outro lado, ser muito vantajosa, por exemplo, em termos de aprendizagens, partilhas de experiências e construção de novas amizades.

É nesta linha que surge a Explica Sénior. Esta iniciativa não pretende ser o fim do processo evolutivo, pretende, sim, ser uma porta que se abre para novas oportunidades e para o desenvolvimento ou fortalecimento das habilidades dos Séniores.

 
 

 

 

 

Explica Sénior

Em termos mais concretos, para além das propostas que eventualmente poderão surgir por parte dos Séniores, propomos uma panóplia de experiências, por exemplo:

 

- Tecnologias

 

Olhando para os bruscos avanços tecnológicos, não existem dúvidas de que a tecnologia veio para ficar. Perante esta realidade, não são os mais novos que se confrontam com uma nova realidade, mas os que nasceram num mundo anterior à Era das Tecnologias.

 A tecnologia está ao serviço de todos e pode facilitar a vida de todas as pessoas, sem preconceitos quanto à idade. O nosso projeto mostra efetivamente que não há idade para aprender! Pretendemos romper as barreiras e preconceitos de que a tecnologia, a informática, o mundo virtual, é apenas para os mais jovens.

Os Séniores terão oportunidade de explorar desde aprendizagens mais simples, como por exemplo, ligar e desligar o computador, utilizar as ferramentas essenciais, teclado, rato, aos mais complexos, por exemplo, entrar e usufruir de uma rede social, criar uma conta de email, e, eventualmente, criar um blog para partilharem com os seus familiares e com a restante comunidade as atividades desenvolvidas.

 

- Inglês

 

Desde conceitos mais simples a conceitos mais complexos, mas sempre tendo em conta a utilidade das aprendizagens para que a experiência não seja desmotivante e perca valor em termos de aprendizagem.

 

- Desenvolvimento social e pessoal (transversal)

 

Aqui queremos desenvolver o “eu” do Sénior, as suas experiências de vida, as suas emoções e sentimentos. Tem por objetivo desenvolver as competências pessoais e sociais da pessoa e, principalmente, da pessoa como elemento de um grupo. Estimula-se o autoconhecimento, a interação entre a pessoa e o grupo e a dinâmica de grupo. Propomos, por exemplo, atividades de quebra gelo, dinâmicas de grupo.

 

- Desenvolvimento cognitivo (transversal)

 

Desenvolver e estimular a concentração, a memória e as capacidades de raciocínio; desenvolver o raciocínio abstracto, a agilidade mental e o vocabulário.

De forma geral, pretendemos com a Explica Sénior representar um conjunto de passos essenciais para o acesso a uma vida mais ativa e mais criadora, para a melhoria nas relações e comunicações com os outros e para o aumento dos níveis de bem-estar emocional, ou seja, para uma vida mais saudável e, reforçando a ideia, mais feliz.

Atividades motoras

Atividades motoras

Aula de relaxamento

Expressão Artística

Expressão Artística

Arranjos com diversos materiais

Tecnologia

Tecnologia

"Quem é quem" em quadro interativo

Expressão Artística

Expressão Artística

Técnicas de pintura em frascos de vidro

Expressão Artística

Expressão Artística

Pintura em tecido

Expressão Artística

Expressão Artística

Exploração de técnica em frascos de vidro

Tecnologia

Tecnologia

Exploração da mesa interativa

Dinâmicas de grupo

Dinâmicas de grupo

Estratégias de comunicação

Atividades motoras

Atividades motoras

Aula de Zumba

Expressão Artística

Expressão Artística

Técnica de pintura em tecido

Cultura e Lazer

Cultura e Lazer

Passeios e visitas a museus

Expressão Artística

Expressão Artística

Arranjos florais